sábado, 30 de outubro de 2010

A escolha certa!

Acho que já comentei aqui que temos (papai e eu) pesquisado Colégios para Helena.

Estamos nesta "luta" desde maio... E tá, pode parecer exagero, mas para mim (que sou professora), fazer a escolha certa exige muito cuidado... E sei disso por conhecer o outro lado da moeda... Embora não seja professora de criança, sei bem o que é ver um trabalho sério sendo desenvolvido por uma equipe comprometida... Mas já vi também trabalhos sendo feitos sem nenhum comprometimento... Enganação mesmo... Aos filhos e aos pais.
Não dá para escolher pela distância, ou porque os filhos das suas amigas estudam lá...
Pensando nas minhas necessidades e principalmente nas necessidades da minha filha (que é a nossa prioridade) começamos a pesquisa cedo e com cautela...

Uma vez, a Carol (do viajando na maternidade) escreveu num comentário pra mim, que eu fizesse a escolha sem culpa... Dica ótima!!! Então, vamos lá... Pra não ter culpa nenhuma, segue o texto que li nas minhas incansáveis buscas...

O que analisar na escolha da pré-escola

da Folha de S.Paulo

Profissionais: observe se os profissionais que vão cuidar do seu filho são pessoas carinhosas e distribuem atenção entre várias crianças, por exemplo. Para cada sala de 10 a 12 alunos muito pequenos, são precisos pelo menos dois profissionais para prestar os devidos cuidados. A criança de um ou dois anos deve ser atendida prontamente, ela não tem idade para desenvolver a qualidade da paciência. Faça uma visita durante o horário escolar para ver se a relação dos profissionais com as crianças é afetuosa e se as crianças estão felizes. Preste atenção também no perfil do profissional que lhe atende. Se você for recebido por um coordenador ou professor capaz de explicar os métodos pedagógicos, é um sinal de que a escola valoriza o diálogo com os pais.

Instalações: observe os aspectos físicos da escola. O prédio não precisa ser bonito e moderno, mas tem de ser seguro e acolher adequadamente as crianças, ou seja, satisfazer as necessidades específicas da faixa etária dos alunos. As escadas e as janelas oferecem perigo? O vaso sanitário é baixo? A criança tem fácil acesso às pias? As salas são arejadas? Há espaços abertos e ensolarados para a criança brincar? Há elementos como água, terra e areia? Verifique também as condições de higiene. O material escolar não precisa ser de primeira qualidade, mas deve ser limpo e adequado à idade de seu filho.

Rotina: analise a rotina da escola, é importante que ela seja adequada ao ritmo do seu filho. Por exemplo: ele poderá dormir no horário em que está acostumado? Como a escola trata o uso de fralda e de chupeta? Pergunte também sobre o lanche. Se for feito na escola, veja se é adequado para seu filho e se há necessidade de complementação alimentar.

Linha pedagógica: nessa fase, o fundamental é que a criança seja bem acolhida emocionalmente, mas é importante também verificar quais são os desafios propostos para o seu desenvolvimento cognitivo e motor. Os escorregadores, por exemplo, são muito pequenos ou muito grandes? Os brinquedos estimulam a movimentação física? Pergunte também quais são os desafios propostos para o aprendizado e a alfabetização.


Depois de ler esse texto, percebi que estava sim no caminho certo... Começamos primeiro a buscar um colégio que tivesse uma estrutura física legal, com boas instalações e profissionais comprometidos e carinhosos...

Em seguida a nossa preocupação se voltou para a alimentação... Precisávamos ter certeza de que ela só comeria alimentos saudáveis... (tenho pavor dela comer o lanche de algum coleguinha, e que não tenha sido preparado de forma adequada; além disso, não temos ainda o hábito de oferecer muitas guloseimas pra ela, e sei que é na escola que esse hábito começa)... E finalmente, e não mais (nem menos) importante, pesquisamos a proposta pedagógica (digo não mais importante, pq sei que nessa fase os cuidados com ela e com a sua saúde física devem ser maiores e mais importantes do que com a prendizagem... Mas não é por isso também que vou colocá-la num lugar sem nenhuma proposta séria né? Tem é que dosar e saber priorizar).

O fato é que escolher algo que desejamos ser definitivo, sempre dá um friozinho na barriga... Além disso, quero ter segurança total, e não precisar ficar questionando a equipe quando minha filhinha já for aluna deles (senão eles vão ficar com raiva de mim e dela, né? Coitadinha!).

Então, tô "pentelhando" agora... Enquanto tô de fora!!! hehehe...

Sim... Mas é claro que vou acompanhar tudinho... Sempre!!!

Bom, mas hoje vim pra contar que finalmente encontramos esse lugar MARAVILHOSO! Um colégio sério e muito organizado... Cheio de regras inteligentes e sensatas... E estou tão segura que já reservei a vaga da minha filhota e sempre passo na frente do colégio pra mostrar pra ela... E ela adorou o lugar!!! Vivaaaaa!!!

Já tô até vendo ela de uniforme e mochila nas costas... Que liiiinda!!!

E ju-ro! Não vou chorar... Hahahaha...

domingo, 24 de outubro de 2010

É madrinha filha!!!

Não adianta ensinar... Pedir... Repetir... A Helena decidiu chamar a madrinha de "Dal"!!! E tá... É bonitinho, mas a madrinha tá sofrendo, afinal ela espera ansiosa para ouvir um delicioso DINHA... Vamos continuar tentando tá madrinha???
">

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Conforme prometido...

Sandra, Paulo e nós 3... Sim, pq meu bebezinho já estava aí na minha barriga e eu nem sabia...

Prometi... E aqui estão as fotos do show delicioso do Palavra Cantada!!!


Minha princezinha liiiinda... Ela faz até pose!

A Júlia e a Marina... Lindas e muito doces!!!

O show!!! E que show!!!

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Surpresa!!!

Então...
Nem sei como começar... O fato é que estamos tão felizes quanto surpresos... Eu diria que até meio anestesiados!!!
TÔ GRÁVIDA de novo!!!

Hoje de manhã, quando fiz o teste (de farmácia), tendo a Helena como platéia, vi as duas tirinhas rosa e não acreditei... Um filme passou na minha cabeça... Lembrei de tudo que passei para conseguir minha primeira gravidez e no quanto essa foi fácil (pelo menos até agora)... Lembrei do quanto pulei com a Helena no show do Palavra Cantada (coitadinho do meu bebezinho! Tão pequeno e já indo a shows...), lembrei ainda do quanto a minha vida vai ficar ainda mais agitada e louca, porém, mais feliz!!! Bem mais feliz!!!

Contei pra Helena... Ela olhou pra minha barriga, disse "nenê" e passou a mão com um sorrisão inocente!!! Sei que ainda não sabe o que tá acontecendo, mas vai ficar tão feliz quanto nós com a chegada desse (a) irmãozinho (a)...

Papai chegou do trabalho e quando me olhou, já comecei a tremer e sorrir... Dei a notícia... E ele ficou braaanco!!! A pergunta do ser...
_Como?
Eu ri... E disse:
_Quer mesmo que eu te explique?
Ele riu... Me abraçou... Abraçou a Helena e me levou correndo pra fazer o exame de sangue...

E agora tô aqui... Olhando sem parar para o exame... Escrevendo e chorando... E imaginando como será a carinha dele (a)?!?!

E o pedreiro não pára de martelar... Aiiii!!! Nínguém pode se emocionar com um pouco de silêncio???

E é isso... Família já está sendo devidamente comunicada... Telefone a mil... Huummmm... Adooooro esse clima de novidades no ar!!!

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Sono, birra e dúvidas?!?!

Todos os dias durmo e acordo pensando mil coisas...
Tenho um milhão de dúvidas em relação a criação da Helena...

E hoje, lendo o post da tia Dani, comecei a ter uma ponta de esperança de que minha vida é sim normal... Ou quase!!!

Sempre me pergunto se isso ou aquilo que faço é certo... Se ela faz birra e eu agrado, sinto que errei, mas se repreendo, sinto que errei mais ainda...
Oh Deus!!! Me dá uma luz!!! Tem hora que me acho tão "mole"... Mas quando ela insiste nas birras, tenho que contar até 382 para não gritar e dar uma de louca!!!

Sempre me "gabei" por ter colocado uma rotina de sono na Helena (segui a risca tudo que a pediatra me ensinou). Ela sempre dormia por volta das 21 h, sem muito sacrifício. Mamava e dormia... Simples assim... E a soneca da tarde então!!! Durava das 13 h às 16 h ou 17 h... Era uma rotina tão linda e perfeita que eu (muito burra) acreditava que duraria para sempre!!!

E então, de uns 3 ou 4 meses pra cá tudo mudou... Tem dia que ela até dorme no horário de sempre, mas depois de muita historinha, resmungos, pedidos para descer da cama, invenções do tipo sede, cocô... Mas tem dia que ela só dorme depois das 22:30h, e nesses dias fico um bagaço, porque tenho mil coisas para fazer depois que ela dorme... E normalmente, acabo pegando no sono antes dela... hehehe...

E até a soneca da tarde ficou meio estranha... Ela demora mais para querer dormir, e no meio daquele soninho invejável, ela acorda aos prantos, chora, chora, chora... e depois dorme de novo... Como se nada tivesse acontecido... E acorda toda animadinha, na maior alegria!!!

Quanto às birras, elas também mudaram... Passaram da categoria "birras irrelevantes" para a categoria "birras horrorosas".

Tá... Eu até suporto, mas sou mãe, né? Quero ver alguém que não seja achar isso tudo normal!!!

O apetite também mudou... Acho que deve estar de dieta, por conta própria!

Ah! Mas tem uma coisa que melhorou muuuito... As artes!!! Tá aperfeiçoando a técnica a cada dia... E tá mais engraçadinha, faladeira, amorosa, inteligente... Uma coooisa!!!

E é isso... Vou seguindo com as minha dúvidas e precupações... Mas curtindo cada segundinho ao lado dessa minha riqueza, que teima em não parar de crescer!!!

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Dia da Criança

Hoje o dia foi longo... E delicioso... E quente... Mas delicioso...

Pulamos cedo da cama e fomos direto para o parque.
Programação especial para o dia da Criança?
Na verdade, sempre levamos Helena nesse parque, é muito gostoso... Mas hoje foi especial! Tinha um montãozão de criança... Fila nos brinquedos... Folia com palhaços...
Depois fomos almoçar na casa do "tio Wanfo"... Churrasquinho... Piscininha... Mais folia... Troca de presentes... Birra na hora de sair da piscina e ir pra casa...

Depois, uma loooonga soneca, afinal, ninguém é de ferro!!!

Beijocas para todos os meus queridos sobrinhos... Muuuuuita saudade!!!

domingo, 10 de outubro de 2010

Palavra Cantada!!!

Então...
O show da Palavra Cantada foi simplesmente MARAVILHOSO!!!

Suuuper organizado...

Brinquedos a vontade, personagens infantis interagindo com as crianças no pré show, open lanche na área vip (comemos horrores... Afinal, tem que aproveitar né?), fraldário gigante (e limpo), tinha até ambulatório!!!

Nossa! Helena curtiu a apresentação toda... Mas assim... Curtiu meeesmo... Dançou, gritou, bateu palmas, mandou muuuitos beijos e fez um monte de pose para as fotos!!!

E eu dancei até!!! Gritei, cantei e me emocionei muito! Olhava pra eles alí, a menos de 5 metros de nós, e não acreditava que minha filhinha estava ali comigo, toda feliz!!! E ela olhava para eles tão encantada...

Valeu a pena sair de Anápolis às 15 h, chegar lá as 16 h (achando que a apresentação fosse começar nesse horário) e esperar até as 18:30 h (horário em que eles subiram no palco). Nesse intervalo, comi, brinquei, comi de novo, brinquei mais e fui garantir meu lugar pertinho do palco!!!

Mas o show acabou... Hora de ir para a casa certo???

Erraaaaaaaado!!! Sou dessas mães que "pagam mico" meeeesmo pelos filhos...

Plantei na frente do palco (feito uma adolescente no show do seu ídolo) e comecei a pedir que o produtor me colocasse no camarim... Pedi, pedi, implorei... Nanica fez charminho... E adivinhem???

Helena ganhou beijo do Paulo, da Sandra, da Marina e da Julia... Fez carinho no rosto do Paulo, pediu "colinho" pra Marina, tirou muitas fotos com eles e eu, de quebra, ganhei abraços carinhosos (deles e da minha pequena).

Eles são suuuper atenciosos e doces!!!

E é isso... Dá pra ser melhor???

Acho que sem fotos vai ser difícil acreditar né? Mas prometo postá-las depois, com mais tempo... Juro!!!
Tô numa correria só... Dia da Criança chegando, provas no colégio, um suuuper projeto que estou colocando em prática e a reforma da casa que não termina nunca!!! Afff!!!

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Reforma, bagunça, colégio e Shoooow!!!

Estamos em REFORMA!!! Opsss... A casa está! Nós ainda não...
Maior correria... Todo dia a lista de materiais aumenta... (Reprodução assexuada! Certeza!!!)
Isso sem falar na bagunça e sujeira... Dá vontade de SUMIR! Pelo menos por alguns dias...
Ainda bem que madrinha (Dal) veio passar uns dias aqui e dar uma força!!!
Afff...

Além disso, papai e mamãe têm visitado colégios e mais colégios atrás do IDEAL para a nossa Nanica... Estamos nessa luta desde maio. (mas esse assunto looongo é pra outro post).

Maaaaas... Sábado temos um programa pra lá de legal!!! Show!!!!!!!!!!!! Literalmente falando...

Vamos ao Show da PALAVRA CANTADA, em Goiânia. Estamos super animados!!! Aposto que Helena vai curtir até!!! E mamãe e madrinha vão dançar horrores... hahaha...´

Então, depois passo e conto como foi...
Beijocas!

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Beijos e mais beijos...

Helena tá tão beijoqueira que dá vontade de... (nem sei do quê) , mas confesso que bem sei de onde vem toda essa vontade de beixar... Sou uma beijoqueira compulsiva!!! Dou "surras" de beijos nela o dia todo! (Hum... é booom!!!)
Na última quarta-feira, após a natação, mais precisamente, quando saíamos da piscina, ela começou a se despedir do tio Abel (professor) com muuuitos beijinhos... E dos coleguinhas tb! E teve até para as mamães dos coleguinhas...
Mas esse LOVE todo foi até colocá-la na cadeirinha.

Imediatamente após sentar-se, começou um resmungueiro sem tamanho... Não era choro, era bronca mesmo!!! E fazia cada cara de brava quando eu olhava pra ela, que dava medo!

Então decidi usar a tática do "nem te ligo", e comecei a perguntar pra ela se ela queria que eu cantasse (já que no meu carro não tem som... só no do papai, mas tudo bem, pq canto que é uma loucuuura!!! haha), e diante da recusa, comecei a oferecer meus préstimos maiores... A conversa rolou assim...

_ Filha, não precisa ficar brava com a mamãe, a aula acabou, por isso vamos embora... Tá?
E ela de cara amarrada...
_ Filha, quer cantar? Vamos cantar qual música?
E ela, ainda de cara amarrada:
_ Nããããão!!!
E eu, na maior paciência que Deus só me deu depois que Helena nasceu...
_ Ah... Então vamos dançar??? (E já até comecei a coreografia no meio do trânsito!)
E ela, persistindo na cara amarrada:
_ Nãão! (Notem que o não já diminuiu...)
Então, persisti no meu jogo...
_ Ah! Já sei, vamos nadar no chuveiro lá de casa? É tão legal! Daí a gente canta e dança por lá...
E ela, já com a carinha menos brava, olha e diz:
_ Não! (Mas dessa vez o não foi seguido de um pequeno sorriso...)
Eu, não aguentando a cara de dengosa, dei um sorrisão pra ela e disse:
_ Você é linda demais! Mamãe te ama!
E ela, segundos depois disse:
_Mamãããoe... (assim, desse jeitinho)
E quando olhei pra trás, com um sorrisão ela começou a me jogar muitos beijos... Muitos meeesmo!!! Quase chorei! (Juro...)
Ah, mas que mãe não choraria vendo tamanho carinho, né???

E hj, enquanto jantávamos, ela saiu da cozinha e seguiu para sala com o copo na mão. Papai e eu continuamos sentados conversando... E então, ela se virou, nos chamou e começou a jogar muitos beijos... Aiii!!! Que vontade de morder!!! Tivemos que segurar firme a vontade... Então, só a beijamos mesmo!!! hehehehe (o mal é de família!)

E é isso...
Beijos para todos!!!