segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Ser pai...

Blogagem coletiva!

Hoje é a vez do papai aqui falar...

Diário de bordo: dia 28 de fevereiro , segundona brava, 22:20 hs , cansado depois de um longo dia de trabalho, minha esposa me relembra (pois ela já havia me avisado e o papai cabeçudo esquecido) que hoje era dia do paizão aqui blogar...
Verdade seja dita que o papai aqui foi quem criou o blog (a pedido da mamãe ) ... e até fez algumas das primeiras postagens. Mas logo a mãezinha assumiu o controle com extrema perícia, e de um jeito amoroso, divertido, real e por vezes desesperado, tem conseguido retratar, através do blog, tudo o que nossa família tem vivido .
Reconheço que não é fácil carregar um bebê na barriga, outro no colo, carregar os afazeres da casa e do trabalho nas costas, e depois de tudo ainda aguentar um papai querendo atenção a noite (hehe)... E também arrumar tempo para atualizar o blog... Tarefa para uma super mamãe.
Bom, acho que divaguei um pouco, afinal o tema da postagem é o sentimento de ser pai, mas se hoje eu posso partilhar isto com os amigos, devo à paciência, determinação e perseverança da minha esposa, que superou uma longa e árdua caminhada até que pudéssemos ter nossa filha nos braços.
Daí em diante foi só alegria e felicidade... Quer dizer, tivemos as noites em claro, as preocupações de marinheiros de primeira viagem, a saga do início da amamentação, as primeiras viroses, as primeiras papinhas (que não foram bem aceitas), os primeiros dentinhos, e tudo passou tão rápido que logo a nossa pequena já estava andando...
Muito trabalho é claro... Mas muito maior é o que recebemos de volta, em sorrisos angelicais, carinhos, beijinhos, travessuras e divertimento.
Agora nossa pequena esta ficando tagarela, igual a mamãe (hehe), cada dia uma palavra nova, que por vezes nos surpreende, constrange, assusta, mas na maioria das vezes nos deixa mais apaixonados... É muito bom ouvir um " boite", um "te amo" ou um simples "bigado" que nos deixa com os olhos mareados de emoção.

Lembro do dia em que minha esposa disse que estava grávida de novo... Quase não acreditei, e de tão surpreso perguntei: Como? Afinal de contas, como já disse, a primeira vez foi bem mais difícil (e mais caro também), e desta foram apenas 3 choppinhos... hehehe...
Felicidade ainda maior foi quando descobrimos que seria um menino... E logo, com a chegada do meu garotinho, poderei reviver tudo de novo, com uma pequena diferença...(Ops, pequena não!!! No ultrassom deu pra ver que é uma grande diferença... hehe...)
Tô ansioso... Não vejo a hora de poder tê-lo nos braços, e levá-lo pra pescar, enquanto mamãe e filhinha vão comprar sapatos no shopping! Ou vamos todos pra pescaria né mamãe?
Agradeço a Deus pela família que estamos construindo, pela força que nos tem dado a cada dia para que possamos cumprir a difícil missão de criar os filhos...
E resumindo tudo, o que eu posso dizer da experiência de ser pai, é que nada se compara ao amor por um filho!
Amo incondicionalmente!!! E amo tudo o que a paternidade me trouxe!!!

















quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O irmão e as dúvidas...

Hoje fui à minha primeira consulta de pré natal sozinha... Quero dizer... Sozinha não, Emanuel e eu!
Marquei a US, a consulta, deixei minha pequena na escola e fui que fui pra Goiânia, toda animada, dirigindo com meu barrigão e minha curiosidade...

Papai só poderia ir se eu esperasse a próxima semana, e eu não consegui esperar...
Mas gravei a US que é pra ele não ficar com raiva...

E foi assim que vi cada detalhe do meu filhotão! Fizemos a US Morfológica... E ele já está com cerca de 30 cm, 690 g, um pipizão (hehehe) e um narizinho arrebitado igual ao da irmãzinha...
Está com todos os órgãos formadinhos (graças a Deus) e tudo perfeito! Estava com a boquinha aberta "mordendo" o joelho... Uma fofura!
Tô tão curiosa pra saber como ele será... Se vai ser carequinha como a Helena, branquinho como eu ou mais moreninho como o papai... Se vai ser calminho (amém!!!) ou agitado, se vai ser arteiro... Enfim... Tô ansiosa pra caramba!
Uma ansiedade que tem me rendido noites em claro, angústias, medos, choros, dúvidas e até uns quilinhos a mais... Faz parte né?

Depois da US, um rápido bate papo com meu médico preferido, Dr. Eduardo, e vuuuurrrr... Corri de volta pra Anápolis, a tempo de pegar minha filhota da escola... E fui recebida com um delicioso sorriso da professora, que me disse que Helena está uma graça... Participando de tudo!!! Interagindo, fazendo amigos... Eeeeebaaa!!! Finalmente!!!

E agora estou aqui... Toda felizinha!!! Pensando no que será que ainda está por vir?!?!!?
Aiiiii... Sei que nem todos os meu dias serão assim tão coloridos... Mas juro que peço todos os dias para que Deus me dê tranquilidade para encarar tudo o que está por vir...
E ele vai me auvir... Né Deus???

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Quase 23!

Agora sim... Quase 23 semanas completas! E estou me sentindo tão bem, que nem acredito!

Sim, tô pesada! Acho que já engordei uns 6 kg... Daqui a pouco vou precisar de um guindaste pra subir as escadas do meu trabalho...
Sim, tô cansada! Helena só tem 1 ano e 10 meses, e portanto uma energia de dar inveja...
Sim, tô ansiosa! Com medo de não dar conta do recado... Afinal duas crianças não deve ser brincadeira não...
Sim, tô curiosa! Doida pra ver a carinha do meu príncipe! Será que ele vai ser parecido com a Helena???

Não, não está tudo pronto! E nem perto de estar... Começamos esta semana a fazer o quarto novo da Helena, e só depois dela acomodadinha no seu novo cantinho é que começaremos com o quarto do Emanuel... Ah! Acho que coisas de menino é mais fácil né? Tomara!

Mas já decidimos a decoração... Papai quem escolheu... Aliás, ele escolheu o nome, o quarto, os padrinhos... Tudo! E nem acho ruim... Ao contrário, todas as escolhas foram muuuuito bacanas! Só o nome que levei um tempo pra me acostumar, mas agora já tô apaixonada!!!

E é isso... A casa já se prepara para receber mais um morador! Nosso garotão tá todo saltitante na barriga e Helena tá uma irmã mais velha daquelas mais bacanas... Faz carinho, conversa, dá beijo... Mas pede colo o tempo todo... Coitado do Emanuel!


terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Orgulho da mamãe

Então que a semana de adaptação da Helena na escolinha foi um verdadeiro fiasco...

Começou com pouco choro na segunda-feira, progrediu para mais choro na terça-feira, e mais na quarta-feira (aí já era choro dela e meu também) e na quinta-feira fui chamada na escola. Então pensei:

_ Minha filha nem fez 2 anos ainda e já tô sendo chamada na escola... O que será que me espera daqui a uns 10 ou 12 anos? Meu Deus do céu!!!

Mas fui, firme e forte! E quando cheguei, fui recebida pela diretora, que me disse pronta e diretamente:

_ Mãe, a Helena é a única criança que insiste no choro o tempo todo... E é um choro manhoso, desse que não é "tapiado" facilmente... Ela é sem dúvida nenhuma uma menina muito doce, mas muito mimada também! Quer nos convencer pela mãnha...

Ops!?!?! Taí uma coisa que eu já sabia, mas confesso que ouvir de alguém assim tão experiente no assunto (ela é dona e diretora dessa escola há 28 anos) me fez repensar todas as minhas atitudes como mãe... E concluí que sim, mimo ela pra caramba... Mas corrijo, converso, dou bronca e até coloco de castigo quando acho necessário... Mas mimo... E muuuuito! E me arrependi de ter feito isso... Mas só me arrependi por alguns segundos... Porque logo ouvi ela dizer:

_ A Helena chama pela mamãe e pelo papai o tempo todo... Tudo que mostramos a ela a faz lembrar de vocês... Vocês são a referência que ela tem! E não tenho dúvida de que são pais maravilhosos, porque se fosse diferente ela não teria tanta saudade! Mas o fato é que agora ela precisa se apegar a nós, para confiar na escola e nos coleguinhas...

Caí no choro!!! Chorei por horas... E pedi a ela que me ajudasse... E então ela passou a mão na minha cabeça e pediu para que confiássemos no trabalho da escola...

Decidimos confiar e a levamos novamente na sexta-feira...
Mais choro... Só que desta vez, interrompido por alguns minutos de interação com uma das assistentes dedicadíssimas que a escola tem.

_ Um pequeno sinal de melhora mamãe!!!
Ouvi essa frase com o maior otimismo do mundo, já que estava quase querendo adiar todo esse processo por mais 1 ano!

Na segunda-feira, mais melhora...

E finalmente hoje, ao chegarmos na escola (papai, Helena e eu), nossa pequena abraçou a diretora logo no portão... Pediu seu colinho, deu beijo no seu rosto e deu um delicioso "tal" pra nós dois, simples assim... Como se já estivesse na escola há meses...
Ficamos meio que anestesiados... Parados e olhando sem entender... Tão felizes que não parávamos de dar risada!!! Um alívio! Uma sensação de segurança e traquilidade sabe?

E assim, ao buscá-la (mais cedo que o horário normal, porque ainda está em adaptação) ouvi finalmente:
_ Parabéns mamãe! Helena participou de todas as atividades... Cantou, brincou, lanchou e nem queria ir embora... Vencemos uma etapa importante!!! Amanhã pode vir buscá-la no horário normal...

Ganhei um beijo e um "oi" tão tranquilo que comemorei...
Vivaaaaa!!! Nem acreditei!!! Que gostoso!!!

Agora tô aqui desejando ser um mosquitinho para vê-la fazendo tudo isso! Toda lindona e independente... Ai que vontade!!!!

E é isso!!! Tô toda orgulhosa da minha filhota!!! E grata pela ajuda valiosa de pessoas queridas que tanto me aconselharam durante esta semana... Valeu!!!!

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Primeiro dia...

Enquanto pensava nesse post, de cara escolhi o título... Mas não sabia que ele seria tão apropriado para o dia de hoje!

Sim, porque hoje foi o primeiro dia de vida da pequena Alice, filha do tio Marcão, da tia Dani e irmã da priminha Nina... Eeeebaaaa!!!Seja bem vinda, Alice, a esse mundão de meu Deus!!! E que você seja feliz sempre!!!

Bom, mas hoje foi também o primeiro dia de aula da nossa Helena!
E confesso que estava tão ansiosa que mal dormi essa noite, pensando em como seria seu primeiro dia.

E foi como eu esperava... Ou quase!

Sim, porque eu imaginava que ela sentiria minha falta, já que ficamos grudadinhas o dia todo... Mas o que eu não imaginava, é que seria tão difícil pra mim escutá-la chorando e ter que ficar longe desejando muuuuito que o choro se transformasse em boas risadas (o desejo de todas as mães que estavam dividindo o "banquinho da angústia" comigo).


Helena até que chegou bem animadinha, sentou, brincou, cantou... Mas quando viu aquele monte de criança chorando (umas seis) desabou no choro também... Daí, parava um pouquinho e logo retomava o chororô... Além disso, ela estava num sono enoooorme, mal entrou no carro e já dormiu!

Fiquei firme (na verdade, mais ou menos) enquanto pude, mas quando deu a hora, corri abraçá-la... E o choro virou um suspiro de alívio e um abraço tão apertado, mas tão apertado, que tô sentindo o aperto desse abraço até agora... Affff...

Mas sei que amanhã será melhor... E depois, melhor ainda!!! E tô feliz, porque sei que estou no caminho certo! E vou ser forte!!! Juro!!!!!!


E é isso... Beijocas pra todos...

Em especial pra tia Gina, que mesmo de longe tá dando a maior força pra mamãe "mole" daqui...Valeu tia Gina! Amamos muitão vc viu???



quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Mais e mais notícias...

Com o "pimo Guchi"

E mais uma vez sumi...
Mas tem muita coisa bacana acontecendo por aqui..
Emanuel chutando horrooores aqui dentro da barriga... Mas tem dia que ele fica tão quietinho que fico até assutada. Mas tudo normal, acho!
Helena tá tão faladeira, uma coooisa!!! Deliciosa...
Fala o tempo todo, repete tudo que falamos... E agora deu pra chamar o papai de "amô", "bem" e até de "Pauo"... Uma fofura!
Chama o primo Lucas de "pimo"ou de "Guchi", é Guchi daqui e de lá... O coitadinho não pode nem fazer a tarefa de escola sossegado... "Vem Guchi, aqui, vem!"
Quando oferecemos algo pra ela, se ela quer aceita e diz: _ igado! (Obrigado). Mas se não quer, faz um biquinho liiindo e diz:_Não queeeeooo mãe!!!
Outra coisa bem legal é vê-la dizendo seu nome e sua idade.
_Filha, qual é o seu nome?
_Lenena!
_E quanto anos vc vai fazer?
_ Ahhhh... é sete! (e cai na risada)
_Não filha, é dois!
_Éééé... Doooois!!! (E mais risada)
_Então agora diz, quando anos vc vai fazer?
_ Ahhh... É sete!!!
E tem como não dar risada???
Chama o pintor e o pedreiro na rua (eles moram perto da nossa casa)... Pelo nome mesmo... Vado (Osvaldo) e Dudu (Durval)... E eles, claro, se derretem pra ela... Não podem vê-la que já vem logo ganhar um "abaço"!
Acorda, já pedindo pra ir ao "paik" (parque), já tô até amiga do dono do quiosque do sorvete. Daqui a pouco vou pedir pra ele abrir uma conta pra mim...
E agora ela já tá reivindicando sua volta à natação: _ Mamãe, queo bel lá (Abel é o nome do professor)! Chega de férias né filha?
Ah! E por falar em fim de férias, segunda-feira (31/01) fomos à reunião de apresentação da escola e da professora da Helena...
Aiii... Foi tão legal! Papai e eu saímos de lá super seguros da escolha que fizemos... Dava pra ver a alegria dela com as "tias"... Nem deu confiança pra nós, saiu logo pra brincar com uma das assistentes...
Mas confesso que o frio na minha barriga ainda persiste... Tenho um medo enooorme que ela sofra e eu não esteja por perto... Mas isso também faz parte do amadurecimento dela né? Então... Força mamãe!
E é isso...
Bom, amanhã completo 31 aninhos (uuui). E não sei se é o peso da idade ou o da barriga, mas confesso que não ando super animada com festa... Só com a da Helena que será em março... hehehe...
Então, decidimos comemorar com um final de semana em Caldas Novas... Uma "festa" no Hot Park... Muito mais a cara da nossa pequena né?
Então... Até! E beijocas...