sábado, 30 de outubro de 2010

A escolha certa!

Acho que já comentei aqui que temos (papai e eu) pesquisado Colégios para Helena.

Estamos nesta "luta" desde maio... E tá, pode parecer exagero, mas para mim (que sou professora), fazer a escolha certa exige muito cuidado... E sei disso por conhecer o outro lado da moeda... Embora não seja professora de criança, sei bem o que é ver um trabalho sério sendo desenvolvido por uma equipe comprometida... Mas já vi também trabalhos sendo feitos sem nenhum comprometimento... Enganação mesmo... Aos filhos e aos pais.
Não dá para escolher pela distância, ou porque os filhos das suas amigas estudam lá...
Pensando nas minhas necessidades e principalmente nas necessidades da minha filha (que é a nossa prioridade) começamos a pesquisa cedo e com cautela...

Uma vez, a Carol (do viajando na maternidade) escreveu num comentário pra mim, que eu fizesse a escolha sem culpa... Dica ótima!!! Então, vamos lá... Pra não ter culpa nenhuma, segue o texto que li nas minhas incansáveis buscas...

O que analisar na escolha da pré-escola

da Folha de S.Paulo

Profissionais: observe se os profissionais que vão cuidar do seu filho são pessoas carinhosas e distribuem atenção entre várias crianças, por exemplo. Para cada sala de 10 a 12 alunos muito pequenos, são precisos pelo menos dois profissionais para prestar os devidos cuidados. A criança de um ou dois anos deve ser atendida prontamente, ela não tem idade para desenvolver a qualidade da paciência. Faça uma visita durante o horário escolar para ver se a relação dos profissionais com as crianças é afetuosa e se as crianças estão felizes. Preste atenção também no perfil do profissional que lhe atende. Se você for recebido por um coordenador ou professor capaz de explicar os métodos pedagógicos, é um sinal de que a escola valoriza o diálogo com os pais.

Instalações: observe os aspectos físicos da escola. O prédio não precisa ser bonito e moderno, mas tem de ser seguro e acolher adequadamente as crianças, ou seja, satisfazer as necessidades específicas da faixa etária dos alunos. As escadas e as janelas oferecem perigo? O vaso sanitário é baixo? A criança tem fácil acesso às pias? As salas são arejadas? Há espaços abertos e ensolarados para a criança brincar? Há elementos como água, terra e areia? Verifique também as condições de higiene. O material escolar não precisa ser de primeira qualidade, mas deve ser limpo e adequado à idade de seu filho.

Rotina: analise a rotina da escola, é importante que ela seja adequada ao ritmo do seu filho. Por exemplo: ele poderá dormir no horário em que está acostumado? Como a escola trata o uso de fralda e de chupeta? Pergunte também sobre o lanche. Se for feito na escola, veja se é adequado para seu filho e se há necessidade de complementação alimentar.

Linha pedagógica: nessa fase, o fundamental é que a criança seja bem acolhida emocionalmente, mas é importante também verificar quais são os desafios propostos para o seu desenvolvimento cognitivo e motor. Os escorregadores, por exemplo, são muito pequenos ou muito grandes? Os brinquedos estimulam a movimentação física? Pergunte também quais são os desafios propostos para o aprendizado e a alfabetização.


Depois de ler esse texto, percebi que estava sim no caminho certo... Começamos primeiro a buscar um colégio que tivesse uma estrutura física legal, com boas instalações e profissionais comprometidos e carinhosos...

Em seguida a nossa preocupação se voltou para a alimentação... Precisávamos ter certeza de que ela só comeria alimentos saudáveis... (tenho pavor dela comer o lanche de algum coleguinha, e que não tenha sido preparado de forma adequada; além disso, não temos ainda o hábito de oferecer muitas guloseimas pra ela, e sei que é na escola que esse hábito começa)... E finalmente, e não mais (nem menos) importante, pesquisamos a proposta pedagógica (digo não mais importante, pq sei que nessa fase os cuidados com ela e com a sua saúde física devem ser maiores e mais importantes do que com a prendizagem... Mas não é por isso também que vou colocá-la num lugar sem nenhuma proposta séria né? Tem é que dosar e saber priorizar).

O fato é que escolher algo que desejamos ser definitivo, sempre dá um friozinho na barriga... Além disso, quero ter segurança total, e não precisar ficar questionando a equipe quando minha filhinha já for aluna deles (senão eles vão ficar com raiva de mim e dela, né? Coitadinha!).

Então, tô "pentelhando" agora... Enquanto tô de fora!!! hehehe...

Sim... Mas é claro que vou acompanhar tudinho... Sempre!!!

Bom, mas hoje vim pra contar que finalmente encontramos esse lugar MARAVILHOSO! Um colégio sério e muito organizado... Cheio de regras inteligentes e sensatas... E estou tão segura que já reservei a vaga da minha filhota e sempre passo na frente do colégio pra mostrar pra ela... E ela adorou o lugar!!! Vivaaaaa!!!

Já tô até vendo ela de uniforme e mochila nas costas... Que liiiinda!!!

E ju-ro! Não vou chorar... Hahahaha...

Um comentário:

  1. haaaa Ara infelizmnete tenho que te dizer que tanto vc como o papai vão chorar....Eu chorei horrores e o Rodrigo tb,mesmo sabendo que estavamos fazendo o melhor e que confiamos na escola que escolhemos para a Júlia.Tenha certeza que seguiu o caminho correto para a escolha da escola pra a Helena e que ela vai se divertir muitooooooo!!!
    Abraços para vcs 4.(Estou muitooo feliz em saber que vc será mamãe novamente!!!!)

    ResponderExcluir