domingo, 6 de março de 2011

As birras chegaram de verdade!

Helena entrou numa fase (e prefiro pensar que seja só uma fase mesmo) terrível de birra!!!
E eu que pensei que passaria imune por isso... Afff...

Nããão passei!!! Cá estou eu, desesperada... Sem saber como agir...

Na semana passada, quinta-feira, após buscá-la na escola, a pequena chorou sem nenhum motivo aparente, por mais de uma hora... Juro! E eu pedia pra ela parar, e ela parava por alguns segundos, me ouvia e depois recomeçava... Tentei ignorar, e ela se jogava aos meus pés... Tentei agradar, brincar, passear e etc, e ela chorava mais e mais... Por fim, sem saber o que estava acontecendo, e sem saber como agir (sabem como é marinheiro de primeira viagem?!?!) comecei a chorar também... E aí ela pedia pra eu não chorar... E chorava mais...
Confesso que pensei vááárias vezes em dar uns tapinhas, uns gritos de louca, mas me segurei e respirei fundo por um milhão de vezes...
Mas como é difícil meu Deus!!! E eu não sabia que seria tão difícil.
Como foi que ela parou??? Nem lembro direito, mas sei que logo dormiu... Por volta das 19h 30min, e só acordou no dia seguinte, suuuper bem humorada!!! Dá pra entender???
E eu, exausta e barriguda... Dormi pensando que talvez fosse só uma birrinha de sono... Sim, sou dessas mãe que ficam tentando se enganar...

Bom, mas o fato é que esse não foi um dia isolado... Ela tem feito essas birrinhas sempre que é contrariada... E embora esse dia tenha sido o pior, ele não foi o primeiro, e sei que não será o último... (Por mais que eu tente me enganar...)

E cá entre nós... Birra é um negócio feio, né? Eu sempre "reparava" criança birrenta... Mas "reparava" mais ainda mães escandalosas, agressivas e loucas, e também as moribundas (aquelas que nem ligam para o que os filhos estão fazendo).

Então, tenho tentado não ser nada disso... E por enquanto tô sendo essa mãe Aracéli, chorona mesmo... Que fica triste quando a filha faz "feiura", tenta corrigir explicando, conversando e até ficando muito brava às vezes... Mas que sente um aperto enooorme no peito por não saber se está sendo "dura" demais, ou "mole" demais...
É aquela velha questão: onde foi que errei???
Tenho um medo enooorme de errar... E acho que erro por ter tanto medo...

Enquanto isso...
Papai permanece todo Zen... Consegue tirar de letra tudo que acontece e acha tudo muito normal... E ainda tenta me acalmar...
Juro que meu sonho é ser igualzinho a ele!!!

E é isso...
Se alguém aí souber de algo que possa acalmar essa pobre mãe desesperada!!!
Beijocas pra todos...

Um comentário:

  1. Vixe Ara... nao tenho filho ainda! Nao sei como vai ser comigo! Mas tenho experiencia com os meus pacientes na clinica! E birra comigo nao tem vez! haha! E sempre oriento as maes: "nao aceite choro como forma de comunicacao, ela tem que entender que chorando ela nao consegue nada (ela nao eh mais bebe, principalmente quando vc percebe que choro eh manha). Sou bem dura com os meus pacientes, vixe, ja deixei crianca 40 minutos chorando... Mas nao sei como sera com a minha pequena! haha! tenho certeza que vou ser uma boboca! Seiq ue eh facil falar! haha! Enfim, as vezes a teoria ajuda e eu sempre li muitos livros de psicologia e educacao pra tentar entender o comportamento infantil. Sei que na pratica eh diferente, mas muitas vezes tem muita coisa legal que a gente aprende nos livros. Sei que anda ocupadissima, mas quem sabe eh uma meia horinha do dia que vc relxa, le um pouquinho.... ate mesmo pq muitas outras "emocoes" estao por vir com a chegada do Emaniel!
    To lendo um "Disciplina, limite na medida certa" - eh um livro muito leve e amoroso que fundamenta muita coisa! As vezes a crianca faz birra so pra testar o seu limite, ate onde ela pode chegar...
    Bom, sei la, cada crianca eh de um jeito!
    Boa sorte ai!!
    Fico aqui torcendo! Logo passa!
    Muitos beijos!!!!

    ResponderExcluir